Copacabana

Copacabana, a praia mais famosa do mundo.

Restaurante Copa Grill, venha desfrutar do melhor da cozinha Brasileira e Internacional. Esperamos por você!

Copacabana, Rio de Janeiro - Brasil

O nome Copacabana vem do idioma aimara, dos índios que habitavam a Bolívia no século XVI. A forma kjopac kahuana, ou mirante do azul, originou Qopaqhawana, no idioma inca quechua, e, finalmente, Copacabana, nome de uma cidade boliviana.

Foi de lá que portugueses e bolivianos trouxeram para o Brasil a imagem de uma santa - Nossa Senhora da Candelária. Os fiéis construíram para ela uma pequena capela, onde, hoje, localiza-se o Forte de Copacabana. A santa, no Brasil, passou a se chamar Nossa Senhora de Copacabana e acabou dando nome ao famoso bairro carioca.Copacabana era um imenso areal, de acesso muito difícil. As dificuldades só começaram a ser amenizadas em 1892, com a construção do primeiro túnel que atravessou o Morro de Vila Rica - hoje chamado de Túnel Velho, que liga Botafogo a Copacabana. Em 1906, foi aberto o Túnel Novo, no Leme.

Originalmente, as praias do Leme e de Copacabana eram separadas pela Pedreira do Inhangá. A pedreira ainda existe, mas parte dela foi destruída, aterros foram feitos e o limite entre as duas praias passou a ser a atual Avenida Princesa Isabel.

A Praia de Copacabana é, hoje, um dos ícones da beleza do Rio de Janeiro. O mar azul e a areia clara, emoldurados pela Avenida Atlântica são fontes inesgotáveis de inspiração para os poetas. Com 170 mil habitantes, Copacabana é uma verdadeira cidade, com lojas, bares, restaurantes, cinemas, centros culturais, que dão vida ao bairro 24 horas por dia. Apesar do protesto de moradores, o prefeito Pereira Passos construiu, em 1906, a Avenida Atlântica e seu calçadão. A pavimentação com pedras portuguesas, sugerindo as ondas do mar, foi feita sobre desenho do paisagista Roberto Burle Marx e tornou-se uma marca do bairro. A construção do hotel Copacabana Palace, em 1923, ajudou a consolidar mundialmente a fama do bairro. Com ele, vieram os edifícios de apartamentos, um conceito novo de moradia para época. Na década de 30, Copacabana já era moderna e foi se transformando rapidamente.